O bicho da maçã

A macieira é uma planta hospedeira da Mariposa Cydia pomonella. Esta Mariposa se camufla no interior da copa das árvores em busca dos locais mais escuros e, muitas vezes, deposita seus ovos nas folhas da macieira. A largata desta Mariposa é popularmente conhecida como bicho da maçã. Quando o bicho da maça sai do ovo ele começa a procurar por uma maçã. O período entre o instante que a larva sai do ovo e o instante em que encontra uma maçã é chamado de período de busca. O número de ovos que eclodem, o período de busca, a porcentagem de larvas que conseguem atingir um fruto e a porcentagem de bichos da maçã que sobrevivem ao estágio de pupa dependem da temperatura do ar. Expressando a temperatura em graus Celsius um experimento com a temperatura controlada mostrou o seguinte.
    1. O número (H) de ovos que eclodem a uma dada temperatura (T) é dado por H(T)= - 0,53 T+ 25 T - 209, desde que 15 ≤ T ≤ 30.
    

    2. Em horas, o período de busca (S) é dado por      , desde que 20 ≤ T ≤ 30.


    
    3. A porcentagem de larvas (N) que conseguem atingir um fruto é dada por N(T)= - 0,85 T+ 45,4 T - 547, desde que 20 ≤ T ≤ 30. 



    4. A porcentagem de bichos da maçã que sobrevivem ao estágio de pupa (P) é dada por P(T)= - 1,42 T+ 68 T - 746, desde que  20 ≤ T ≤ 30.




Faça um estudo do bicho da maçã tentando compreender melhor como seu desenvolvimento se relaciona com a temperatura do ar. Procure destacar as temperaturas nas quais as taxas de variação são maiores e menores. Interprete cada um dos valores encontrados. Considerando todos os estágios de desenvolvimento qual seria a temperatura ótima para o bicho da maçã? Justifique!
O Experimento do exemplo acima foi realizado em laboratório com a temperatura controlada, o que não acontece no campo. O estudo realizado tem alguma relevância biológica? Justifique!  
Para saber mais sobre os gráficos acima clique aqui
  

Comente com o Facebook: